2018! Prefeitura investe em projetos de formação para o produtor rural - Prefeitura de Lamim

2018! Prefeitura investe em projetos de formação para o produtor rural

Curso de Silagem do MilhoParticipantes Dia de Campo em Cajuri

A Secretaria de Agricultura de Lamim estava entre os cerca de 250 participantes, entre técnicos, produtores, estudantes e pesquisadores, no dia 16 de fevereiro, para um dia de campo na Fazenda Nô da Silva, no município de Cajuri (MG), durante a XI Vitrine do Milho e Silagem.

A Entomologia UFV esteve presente, através da equipe do professor Eliseu José Guedes Pereira, que demonstrou resultados de pesquisas sobre pragas-chave para a cultura do milho e de estudos sobre a eficiência de inseticidas no combate à lagarta-do-cartucho, principal praga dessa cultura.

O objetivo do evento foi levar aos produtores rurais e demais profissionais da área, avanços recentes sobre cultivares de milho e manejo de pragas na cultura.

Curso de Proteção de nascentesCurso de Recuperação e Proteção de Nascentes

Reconhecendo a grande importância dos recursos hídricos no município de Lamim, a Emater, em parceria com a Prefeitura Municipal, SENAR promoveu um curso de RECUPERAÇÃO E PROTEÇÃO DE NASCENTES nos dias 24, 25 e 26 de maio.

O curso teve como objetivo capacitar produtores rurais e proprietários de terras preocupados em conservar suas nascentes, evitar a escassez, melhorar a qualidade da água e aumentar sua quantidade.


A capacitação foi dividida em três dias de aulas teóricas e práticas e os alunos receberam conhecimentos sobre a legislação ambienta,l estadual e federal, sobre a topografia e as características do local onde a nascente se encontra, como construir um ponto de captação e como registrar os dados da nascente recuperada para catalogação.

Curso de capacitação na Piranguinha

Curso sobre derivados do leite

Produção de queijos finos como provolone, morbier, parmesão, coalho e prato além de iogurte, doces e achocolatado. Todo este conjunto de sabores, tão familiares na mesa brasileira, recebeu um tratamento todos especial para onze mulheres da comunidade da Piranguinha. Foi mais um curso de capacitação ministrado pelo SENAR (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) no Município de Lamim.

As participantes também receberam orientações sobre técnicas de higiene durante a produção, conservação dos queijos, rotulagem e embalagem, bem como técnica de análises e pasteurização do leite.

Este curso denominado “Derivados do Leite” e totalmente gratuito, foi mais uma ação da Prefeitura com o objetivo de melhorar a renda familiar, em parceria com a Emater, através da Secretaria Municipal de Agricultura. Este evento teve o apoio da comunidade paroquial da Piranguinha que cedeu o espaço.

 

Participantes treinamentos com animaisCurso de equitação valoriza produtor rural

Para aprimorar as técnicas de montaria e procurando cada vez mais valorizar o produtor rural, a Prefeitura de Lamim juntamente com o SENAR - Serviço Nacional de Aprendizado Rural e parceria do Clube do Cavalo, realizou o Curso de Equitação. O objetivo do curso é preparar o trabalhador rural ou o proprietário para a lida do dia a dia e melhorar o desempenho do animal.

Ao todo foram cadastrados 12 participantes, o curso aconteceu na fazenda Bela Vista, cedida para a realização do evento.

O curso foi realizado entre 13 e 16 de novembro. Foram quatro dias de muita interação entre os participantes . 

 

Treinamento: Produção sustentável em Carvão Vegetal – Sistema Forno Fornalha

Participantes do treinamento carvão sem fumaça

Curso de produção de carvão - Sistema forno-fornalha - recebeu pessoas de várias partes do Brasil. Foi realizado nos dias 24 e 25 de outubro no Sítio do Sr. Amador Reis Matos na Comunidade dos Martins.

O modelo de uma chaminé acoplada a quatro fornos foi desenvolvido pela UFV e, além de melhorar a eficiência da conversão da madeira em carvão vegetal, queima os gases gerados durante o processo. A consequência é a menor emissão de gases de efeito estufa, que causam a mudança do clima. A maior qualidade da madeira e carvão vegetal gera, ainda, maior competitividade do carvão perante as fontes fósseis. Os métodos de monitoramento da temperatura do forno também são uma inovação para melhorar a qualidade de vida do carbonizador.

Em Lamim se realiza a primeira experiência de uma unidade demonstrativa instalada pelo Projeto Siderurgia Sustentável, em parceria com a UFV e com a participação da Emater e do Senar.

Durante o treinamento, que teve a presença de vários especialistas, discutiu-se os seguintes temas:

- Mercado de carvão vegetal;

- Desafios e perspectivas da produção e comercialização de carvão vegetal;

- Propriedades da madeira para produção de carvão vegetal;

- Secagem natural da madeira em tora;

- Teoria da carbonização da madeira e fatores que afetam o rendimento e qualidade do carvão vegetal;

- Controle de carbonização por pirometria;

- Fornos de alvenaria para produção de carvão vegetal;

- Resfriamento de fornos de alvenaria;

- Aspectos ambientais da produção de carvão vegetal;

- Propriedades físicas, mecânicas e químicas do carvão vegetal;

Prática: Carbonização em forno de alvenaria com queimador de gases e controle por pirometria.

 

Autor: Assessoria de Comunicação