Presépio de Lamim faz parte do guia do Circuito de Presépios e Lapinhas de Minas Gerais - Prefeitura de Lamim

O tradicional presépio do professor Antônio de Souza Nogueira foiVista do presépio inserido na programação oficial de Circuito criado pelo Iepha-MG (Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais). De acordo com informações da secretaria municipal de Cultura de Lamim, o cadastro do presépio, que fica na rua São Geraldo, número 83, faz parte das ações do município para divulgar as tradições locais.

Vista do presépioO professor Antônio Nogueira destacou que o seu presépio nasceu de uma tradição familiar. A primeira montagem aconteceu no ano de 1978. “Desde então venho adicionando novos elementos que culminaram na montagem atual. A inspiração dos detalhes do presépio eu trago das montanhas de Belém, onde nasceu Jesus, que é um lugar com muitas pedras. Hoje sinto muito orgulho desse trabalho, que se transformou numa atração para moradores e visitantes da cidade de Lamim”, explicou Nogueira.                         Vista do presépio

O Circuito de Presépios e Lapinhas de Minas Gerais vai exibir, durante o período natalino, 295 montagens de 131 cidades mineiras. Esta é a segunda edição promovida pelo Iepha-MG em parceria com os municípios, que além de expor seus presépios residenciais ou comunitários, criam um roteiro de visitação no estado e pontuam no ICMS Patrimônio Cultural. As cidades se cadastraram por meio do site do Iepha-MG, que disponibiliza ao público um guia online com endereços e horários para visitação.

A presidente do Iepha-MG, Michele Arroyo, reitera que esta é uma forma de promover e salvaguardar o patrimônio cultural de Minas Vista do presépioGerais e as tradições coletivas tanto da capital quanto das cidades do interior. “A iniciativa procura fortalecer os laços de parceria entre o patrimônio cultural, os municípios e o governo do Estado de Minas Gerais por meio do Iepha-MG”, atesta. Circuito de Presépios e Lapinhas faz parte de uma ação de salvaguarda das Folias de Reis que, neste ano, foram reconhecidas como patrimônio cultural de natureza imaterial do Estado. No ano passado, foram cadastrados 250 presépios residenciais e comunitários, montados em 150 cidades.

Em Minas, a tradição dos presépios está presente desde o século 18, com muitos deles montados nos chamados oratórios-lapinhas, encontrados nas regiões de Santa Luzia e Sabará

Autor: Fabrício Miranda
Fonte: Secretaria Municipal de Cultura e Iepha-MG