Viveiro municipal produz mudas para produção de alimentos saudáveis - Prefeitura de Lamim

Viveiro municipal produz mudas para produção de alimentos saudáveis

O Viveiro Municipal de Mudas de Hortaliças, da Secretaria Municipal de Agricultura de Lamim disponibiliza mudas gratuitas para os laminenses. As hortaliças disponíveis são tanto folhosas quanto tubérculos. O número de mudas é limitado a 30 unidades por família a cada retirada, que pode ser efetuada novamente no intervalo de 15 dias.

De acordo com os coordenadores do projeto da Secretaria de Agropecuária, o principal objetivo do Viveiro Municipal é desenvolver na comunidade o hábito de cultivar o próprio alimento em casa.

O Prefeito e médico Dr. Marco Antônio de Assis, incentivador da implantação da estufa para a produção de mudas, deixou claro que o projeto visa “proporcionar mais segurança ao consumir um alimento próprio, visto que é plantado sem agrotóxicos. Também, há a questão terapêutica de plantar algo e cuidar para que aquilo cresça e se torne um alimento de qualidade para a família.” “Tenho interesse que as mudas de hortaliças cheguem até às escolas municipais, onde através das crianças possam despertar os pais para produzir nas suas residências alimentos saudáveis," concluiu.

A estufa é muito ampla e pode produzir uma variedade enorme de mudas. Segundo o técnico da Emater, Marco Aurélio, o local pode abrigar outras espécies de mudas tais como forrageiras, frutas, plantas nativas, capim da Embrapa, temperos, chás e plantas ornamentais, etc.

Os interessados em obter as mudas podem procurar a Secretaria Municipal de Agricultura. O Viveiro fica ao lado do campo de futebol e funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 15h.