Lamim, State of Minas Gerais, Brazil

Notícias / Assistência Social

|

COVID-19

Secretaria Municipal de Assistência Social e CRAS promovem mobilização com o tema: “Lamim Contra o Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”

Publicado em: 19 de maio de 2021

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email
Share on twitter
Share on print

No dia 18 de maio, celebra-se anualmente o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

A campanha marca um crime cometido em 1973 contra a criança Araceli, de apenas 8 anos. Ela foi maltratada, abusada e perdeu sua vida nas mãos de jovens inconsequentes, um crime que ficou impune pois seus autores eram jovens muito ricos na sociedade. Esse fato levou toda sociedade a se mobilizar para que crimes como esse não venham a ocorrer mais! A Flor Amarela, símbolo da campanha, remete aos desenhos da primeira infância, a doçura e fragilidade de uma criança!

Para alertar a população sobre a importância de conhecer sobre o assunto e de como denunciar os casos de violência sexual contra crianças e adolescentes, a Prefeitura Municipal de Lamim, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e CRAS realizaram, no dia 18 de maio, a Campanha “Lamim Contra o Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”.  Foram confeccionados panfletos explicativos sobre o tema e um vídeo produzido pela Flávia, Assistente Social do CRAS. Agradecemos a participação especial do Antônio Santiago da Silva , conhecido como Tiago, na produção desse vídeo tão especial. Esse vídeo incentiva as crianças e adolescentes a não se calarem diante ao abuso e a procurarem ajuda quando algo acontecer!

Durante o dia foi realizado uma Blitz Educativa, na Praça Divino Espírito Santo com o apoio da Polícia Militar, Conselho Tutelar, Equipe da SMAS e o CRAS!

Nessa mobilização contamos com a parceria da Secretaria Municipal de Educação e Escola Estadual “Napoleão Reis” que disponibilizaram os canais virtuais para que as informações chegassem até os alunos. Na rede Municipal foi enviado além das mídias, o panfleto impresso juntamente na entrega das atividades escolares! Dessa forma foi possível atingir muitas crianças, adolescentes, pais e responsáveis!

Nas barreiras sanitárias foram colocados balões decorativos e deixados panfletos para serem distribuídos no decorrer do dia, através dos Agentes de Fiscalização Sanitária, uma parceria também com a Secretaria Municipal de Saúde.

A mobilização realizada levou as informações e orientações à população, de forma simples e acessível com objetivo de disseminar a importância de prevenir e incentivar as denúncias.

A Secretaria Municipal de Assistência Social e o CRAS reforçam que em tempos de Coronavírus os casos de abuso e exploração cresceram significativamente e pede aos pais e/ou responsáveis que mantenham o diálogo e atentem-se aos sinais comportamentais das crianças e adolescentes! Coloca também que é necessário preservar a infância e a adolescência para que a meninada tenha uma base para uma vida adulta bem melhor e pede a sociedade que contribua nesse progresso!

A SMAS e CRAS agradecem imensamente a parceira de todos os setores e instituições envolvidas, sem vocês nada seria possível!

Vamos juntos proteger as Crianças e Adolescentes Laminenses, juntos somos mais!

Fonte: Assistência Social

Mais

matérias para ler